2/28/2009

Great Expectations

Fiquei muito triste quando terminei o livro... Tantos personagens interessantes: repugnantes, cativantes, odiosos, honestos, alegres...

Com certeza vou ter que comprar este também. Vou fazer uma lista dos livros que quero comprar este ano, e três li nestas férias^^

Como me apaixonei pelo livro, é óbvio que vou deixar as "citações preferidas da cacau", se for ler o livro, sugiro que pule esta parte xD

Charles Dickens
Penguim English Library
Editora Francisco Alves, 1982


"No conjunto, tinha a aparência de quem caíra, corpo e alma, dentro e fora, ao peso de um golpe esmigalhante." Pip falando sobre a Srta. Havisham pg.59

"- Ame-a, ame-a, ame-a. Se ela favorecê-lo, ame-a. Se ela o ferir, ame-a. Se ela lhe despedaçar o coração... e à medida que seu coração amadurecer, fortalecer, se despedaçará com maior intensidade... ame-a, ame-a, ame-a! (...)
A palavra, ela a disse muitas vezes, e não poderia haver duvida de que queria mesmo dizê-la; se esta palavra tão repetida, porém, fosse de ódio, em vez de amor... de desespero, vingança ou morte agonizante... não teria com certeza o tom de xingamento com que foi emitida." Srta. Havisham para Pip, sobre Estela. (esqueci de anotar a pagina^^')

"- Eu vou dizer a você o que é o amor verdadeiro. É a devoção cega, a auto-humilhação sem questionamento, submissão plena, é fé e confiança contra si mesmo e contra o mundo inteiro, é entregar-se de corpo e alma ao carrasco... como eu fiz!" Srta. Havisham para Pip.

"Assim, em toda a vida, nossas piores fraquezas e perversidades são, de um modo geral, cometidas em nome das pessoas a quem mais desprezamos." Pip pg.199

"- Você já deve saber...
(...)
- ... que eu não tenho coração...
(...)
- ... Eu jamais dei minha ternura. Eu não tenho ternura." Estala para Pip pg.217

"Quando ela reverteu a este tom, como se nossa associação fosse forçada e fôssemos meras marionetes, fui tomado de dor. Qualquer que fosse o tom, era-me impossível confiar nele, e esperar alguma coisa dele. Mesmo assim continuei, contra toda desconfiança, contra toda esperança." Pip sobre Estela pg.244

"Foi-me impossível perceber que ela fazia por onde me atrair; que procurava cativar-me; e que teria cativado mesmo que a tarefa fosse exigir-lhe sacrifícios. Mas isto nem um pouco me deixou mais feliz, pois, mesmo que não tivesse ela adotado aquele tom de estar a mando de terceiros, seria capaz, eu sentia, de aprisionar meu coração nas mãos por uma questão de simples voluntariedade, e não porque eu despertasse nela qualquer ternura, para depois esmagá-lo e jogá-lo fora." Pip sobre Estela pg.245

"E eu ainda fiquei a olhar a casa, a pensar no quanto eu seria feliz se morasse ali com ela, consciente de que jamais fora feliz com ela; sempre, ao contrario, infeliz." Pip pg.246

"- A senhora me acusa de fria? Logo a senhora?
- E não é? foi o revide, arrebatador.
- A senhora deve saber se eu sou ou não sou. Eu sou o que a senhora me fez. Se todos os méritos são seus, a culpa também é; se todos os sucessos são seus, os fracassos também são. Para resumir, eu sou isso." Estela para Srta.Havisham pg.276

"(...)
- Portanto, eu sou o que fizeram de mim. O sucesso não é meu, o fracasso não é meu, e os dois juntos me formam." Estela pg.278

"As traças, e todo tipo de criaturas horríveis, sempre rondam a vela. O que é que a vela pode fazer?" Estela para Pip pg.282

"(...)As pedras que formam os edifícios mais fortes de Londres não são mais reais, ou mais impossíveis de serem deslocados pelas suas mãos, do que sua presença, sua influencia, o foram para mim, em todo lugar, para sempre." Pip para Estela pg.328

"- Tem meu nome na primeira lâmina. Se você um dia puder escrever "Eu a perdoo" debaixo do meu nome, mesmo que muito tempo depois de meu coração partido virar pó... por favor escreva." Srta.Havisham para Pip pg.357

Sim, grandes esperanças passou a ocupar o primeiro lugar de livros preferidos da cacau o_o

C.C.

No comments:

Post a Comment