7/18/2010

Divagações - Ilusão

Alguns dizem que tudo é uma ilusão - Deus, o universo, a vida.

Mas o fato é que todo mundo se ilude. Alguns acreditam em fadas, outros em extra terrestres, uma grande maioria acredita em um ser superior que criou todos e que comanda nossas vidas, este ser que chamam Deus. Mas mesmo quem não acredita nele, ilude a si mesmo. A ilusão faz parte do ser humano, assim como a raiva, a paixão, a ganância, o amor... Todos nós nos iludimos, de alguma forma.

O problema não é a ilusão em si, mas os atos que as pessoas tomam a partir dela. Crer ou não em um ser superior é o menor dos problemas da humanidade. Existem ilusões piores, que levam a fins inesperados. De uma certa forma, creio, o Homem ainda precisa da ilusão, mas também acredito que já é hora de aprender a lidar com as conseqüências

Como sempre, o Homem precisa aprender a ouvir sua consciência. Não são as ilusões, as paixões, os sentimentos o problema, mas sim a falta de consciência, de respeito, a falta de amor.

E poderia enumerar ou relatar incontáveis faltas do ser humano, falar sobre ódio, raiva, violência, mas sempre acabaria chegando aqui. Porque em todas as épocas, através dos milênios, são as nossas escolhas, as nossas atitudes diante das ilusões e dos sentimentos, que nos trouxeram até aqui.

E o que guia nossas escolhas?

Não que esteja tentando simplificar algo que parece tão complexo, mas o fato é que é simples! A resposta é simples; chegar até ela, aí mora a complexidade da condição humana.

Que o diga Douglas Adams, com seu simplório 42.

C.C.

No comments:

Post a Comment