1/10/2009

Crises... todos estamos sujeitos a elas... eu acho.

E se houvesse um mercado de trocas de personalidade...
Seria um lugar muito procurado? Como em um dia de feira, pessoas pra lá e pra, mas ao invés de pechinchar frutas, ou verduras, estariam negociando sua personalidade.
Um psicologo que detectasse sinais de baixa auto estima em seu paciente/cliente, imediatamente lhe encaminharia ao Mercado das Personalidades, com uma recomendação que o pobre coitado deveria apresentar a cada dono de barraca, em busca de uma personalidade menos destrutiva. Diriam eles: Esta pertencia a um rico comerciante, tem uma certa dose de ambição, e a auto-confiança que o senhor está procurando.
E lá se ia o homem sem auto estima, munido agora de uma nova personalidade, mais confiante e com uma sede nova de ambição.
E seria um vicio, a cada problema novo, iria ele em busca da solução, trocando inúmeras vezes de personalidade. No fim, perderia a si mesmo...

Mas às vezes, eu queria que fossse possível deixar de ser quem sou, e encarar os problemas com os olhos e a perceção de outra pessoa. Como ela os enfrentaria? Ou talvez, sob seu ponto de vista, nem seriam problemas.
Eu devo me contentar com o fato de que sou quem sou, mesmo que às vezes isso me esmague? Mesmo que às vezes eu deteste ser, mesmo que às vezes torne-se tão dolorido.
Eu devo continuar sendo o que eu sou.

Por que é dificil mudar...
Mas eu quero mudar. Quero tanto, e mais do que qualquer outra coisa. Mas continuo me prendendo a teorias, suposições.
Seria um erro mudar?
Quando você vive em um mundo onde não existe certeza de nada, a sensação de que o próximo passo pode ser irreversível e de que uma queda pode ser inevitável, são a única companhia.
Como pode-se dar por satisfeito, sabendo que além da névoa que encombre o horizonte pode haver mais, ou pode não haver mais nada.
Como pode-se viver em paz, se tudo que você tem são aspirações, desejos, sonhos, suposições e uma consciência que lhe diz que ora é esse o caminho e ora é o do lado.
Eu tento me comunicar, mas poucas pessoas querem ouvir, só ouvir, sem tentar impor suas próprias idéias como verdades.
No exercício de escutar a verdade dos outros, sem querer lhes embaraçar com meus pensamentos, só o que consegui, foi condensar ainda mais a névoa que me impede de dizer: Eu tenho certeza.
Todos podem dizer o que bem entenderem, meus ouvidos fazem seu trabalho, mas meu cérebro... Esse já perdeu o interesse. E eu me pergunto: As suas verdades são mesmo verdades para eles, ou eles insistem em acreditar, só para abolir esse sentimento, só para espantar a névoa que também os rodeia e eles não querem admitir, ou ver.
Novamente, suposições, dúvidas... As respostas, estas podem estar além da névoa, ou em lugar nenhum.


"Só sei que nada sei."
Sócrates
--> Nem essa certeza sou capaz de amitir ter.

C.C.

2 comments:

  1. Sabe Cacau-chan, as vezes paro para ler seus textos e não compreendo nada do q vc diz xD
    E foi isso q aconteceu na semana passada quando li esse texto pela primeira vez, talvez por meus sentimentos estarem diferentes,talvez por eu estar distraido com outras coisas, mas hoje ao ler mais uma vez acabei entendendo algo, talvez não seja o q vc quis expressar,mas com certeza só vc podera entender o q realmente quis dizer.
    Mas isso não importa, o fato é q, se vc deseja mudar, mude. Provavelmente... não, concerteza, será algo muito dificil e amendontrador,mas se vc quiser d verdade, nada vai poder lhe impedir, nem vc mesma.
    O fato é q mudanças requerem sacrificios, e essa é a grande questão, o fato de sermos ou não capazes de sacrificar aquilo q mais almejamos para alcançarmos um objetivo maior. Quando alteramos nossos caminhos acabamos por deixar muitas coisas para traz, mas se ficarmos nessa indecisão, nesses devaneios, nos nunca sairemos do lugar.
    Minhas palavras, provavelmente são exatamente o q se passa pela sua mente não é? ^^'
    E vc deve estar pensando q é mais facil falar do q fazer, q é muito facil dizer essas coisas mas o dificil é torna-las reais.
    Sei q é isso q vc pensa, pois é o mesmo q se passa pela minha mente agora xD
    Eu vivo repitindo essas palavras para mim mesmo sempre, e não vou t enganar, elas não surtiram muito efeito em mim mesmo.
    Mas talvez seja porq eu as disse para mim. Acho q quando as palavras vem da boca d outros elas acabam soando mais fortes e mais decisivas.
    Odeio quando eu acabo sendo contraditorio(¬_¬), mas fazer o que se Eu sou assim.
    Olha só, consegui mais uma vez, falei, falei e no final das contas não disse nada q vc já não soubesse ^^'

    ""Só sei que nada sei."
    Sócrates
    --> Nem essa certeza sou capaz de amitir ter."

    Tenha certeza q não é a unica nesse mundo...

    onaitsirC

    ReplyDelete
  2. Você tem vontade de perceber como outras pessoas percebem cau? esqueça, a subjetividade humana é a única coisa desse mundo que aprisiona cada pessoa em seu próprio eu.
    Um experiência medida é bem diferente de uma experiência vivida. Tu tanto julga os teus próprios pensamentos (pelo menos é a minha impressão) que esquece das tuas emoções. Até que ponto tu podes confiar em ti mesma a respeito de si mesma? Até que ponto tu queres destacar-se do teu mental - essa prisão infalível - para contemplar teu próprio estado mental?
    Conhecete a ti mesmo diria alguma lição délfica, nada em excesso viria a complementar, mas qual é o ponto onde a gente se conhece excessivamente a ponto desse auto-conhecimento tornar-se nocivo?
    Você nunca estará na pele de outra pessoa e sabe disso, seja outra pessoa e pare de se importar com o que você pensa de si mesma!

    ReplyDelete